Informatização de buffet: qual a sua importância?
Só em 2017, os investimentos em TI aumentaram 4,5% no país. Mais um indicativo de que vivemos na Era Digital — e também que muitas empresas ainda estão correndo para ajustar-se a essa realidade. O que nos leva a perguntar: você já pensou em saber mais sobre a informatização de buffet?
Por meio dessa transição do analógico para o ambiente on-line, você agrega uma série de qualidades para colocar o seu negócio no ritmo da concorrência e das principais tendências de mercado.
Quer entender em detalhes como a informatização de buffet deve ser o próximo passo a ser planejado no seu empreendimento? Saiba tudo a respeito, logo abaixo!
O que é a informatização de buffet?
Em princípio, trata-se da transformação digital aplicada na sua empresa. Por exemplo: saem os processos mecânicos e burocratizados, que cedem lugar às ações automatizadas e em ambiente 100% digital.
Para tanto, os softwares de gestão têm se mostrado amplamente funcionais nessa mudança e implementação, sendo fáceis de migrar os dados da sua empresa para a plataforma e, inclusive, de usá-la no dia a dia.
Sem falar que, por meio do uso do dinamismo da análise de dados, a informatização de buffet também gera insights para o seu negócio, agilizando (e tornando mais assertiva) a tomada de decisão.
Por onde começar?
O primeiro passo consiste em identificar o momento de sua empresa: quais são os seus objetivos, desafios e as dificuldades encontradas para alcançar as suas metas?
Com base nas respostas, você pode diagnosticar — no próprio mercado — as tendências usadas péla concorrência e outros empreendimentos do ramo. Só então, você vai entender quais investimentos tecnológicos se farão necessários.
Uma dica, no entanto: os já citados softwares de gestão já tendem a agregar um controle maior de sua administração, uma vez que ele cruza dados de todos os setores e atividades do buffet, como:
- fluxo de caixa;
- agenda de eventos;
- escala de equipe;
- análise de custos;
- previsão de receitas;
- controle de estoque;
- fornecedores;
- orçamento online;
- follow-up de vendas;
- lista de compras;
- marketing;
- pesquisa de satisfação;
- website de eventos;
- convite virtual.
Entre outras possibilidades que agregam controle, segurança e agilidade maiores para a sua gestão!
Quais são as vantagens da informatização de buffet?
Não apenas a informatização de buffet, mas o processo de transição compreendendo as mais variadas áreas comerciais podem ser beneficiadas de múltiplas maneiras. E, a seguir, amos destacar as principais vantagens disso:
- otimização do seu tempo por meio da padronização de tarefas, então a redução de erros por preenchimento de dados à mão e informações atualizadas em tempo real;
- planejamento mais ágil, preciso e confiável, qualificando a experiência dos seus clientes;
- melhorias no relacionamento com o cliente;
- mais produtividade;
- segurança qualificada de sua propriedade intelectual;
- mobilidade e flexibilidade (uma vez que muitos softwares de gestão possuem tecnologia mobile, na qual você pode acessar o sistema de sua empresa do smartphone ou tablet, a qualquer hora; de qualquer lugar);
- a saúde financeira do seu negócio se torna mais clara e transparente de ser analisada, facilitando o investimento certeiro, no tempo mais oportuno.
Ou seja: nunca é tarde para começar a informatização de buffet, mas essa quantidade de benefícios pode motivar você a acelerar o processo, concorda?
Mas, caso ainda precise de mais informações para alinhar as necessidades do seu negócio com os diferenciais da informatização de buffet, aproveite para dar uma conferida em outro artigo nosso, que aponta 5 motivos pelos quais você deveria usar um software mobile para a gestão de buffet!