Produtividade no buffet: como conquistar?
Aumentar a produtividade no buffet é um exercício ininterrupto para os gestores. Afinal, ora o trabalho consiste em capacitar os colaboradores, ora em obter eficácia no fluxo de trabalho indiretamente — como o uso de novas tecnologias para deixar sua equipe mais estratégica.
Por isso, é importante saber lidar com essa questão em múltiplas frentes, e com agilidade, antecipando eventuais imprevistos. E foi a partir dessa premissa que pensamos neste post.
Siga com esta leitura e aprenda conosco como conquistar a produtividade no buffet — e mantê-la ao longo da rotina de trabalho!
Identifique oportunidades de melhoria
Uma boa gestão de buffet começa por meio da identificação de todo o fluxo de trabalho. Pois, assim, fica mais fácil fazer o diagnóstico e compreender quais são os pontos que devem ser aprimorados. E com urgência.
Isso evita que você invista muito tempo em atividades que não demandam atenção imediata, enquanto outros aspectos — como o fluxo de caixa, para citar um exemplo — fica em segundo plano e gera prejuízos para o seu negócio.
Saiba os seus objetivos e como acompanhá-los
Para ter mais produtividade no buffet, você deve ter objetivos claros. Alavancar as vendas não entraria, aqui, porque esse é um objetivo comum para o crescimento de qualquer empresa.
Por sua vez, isso pode acontecer se você tem, como objetivo, algumas estratégias definidas para a fidelização de clientes — cujo desenvolvimento está intimamente relacionado ao aumento de vendas.
Portanto, com um objetivo definido, é possível dedicar melhor os esforços de toda a equipe para alcançá-lo. Além, é claro, de ter as métricas já desenhadas para acompanhar, continuamente, os avanços até o cumprimento das metas.
Gere produtividade no buffet com o planejamento da rotina
Um buffet tem um dia a dia atribulado e, por isso, a sua gestão deve ser milimetricamente planejada. Para isso, dedique dias para receber fornecedores, para cuidar das contas e pagamentos, para atender os clientes e enviar materiais online etc.
Com essa segmentação muito bem planejada da sua rotina, a produtividade no buffet vai aumentar natural e exponencialmente.
Conte com o auxílio de soluções tecnológicas
Por fim, vale observar que existem diversos tipos de soluções tecnológicas capazes de contribuir — direta ou indiretamente — com mais produtividade no buffet.
Um dos mais eficazes, nesse sentido, é o software de gestão. Por meio dele você assume o controle do seu negócio em uma só plataforma, e que pode ser acessa de qualquer lugar, a qualquer hora.
Dessa maneira, você pode construir uma rotina mais flexível e agilizada para suprir a demanda do seu consumidor e clientes em potencial. Confira, abaixo, algumas vantagens desse tipo de solução:
- gestão do seu fluxo de caixa;
- agenda de todos os eventos;
- lista de tarefas;
- escala da equipe;
- controle de estoque, atualizado em tempo real;
- relação com cientes e fornecedores;
- relatórios que geram insights para monitorar as metas e identificar novas oportunidades;
- envio de orçamento online, agilizando o atendimento ao cliente e a sua produtividade no trabalho;
- follow-up de vendas;
- lista de compras;
- e-mail marketing;
- website dos eventos e convite virtual.
Tudo isso, com um sistema de fácil assimilação e navegabilidade. Algo que permite a sua implementação de imediato, e sem causar conflitos ou imprevistos no fluxo produtivo.
Entretanto, existem também outros diferenciais em usar um bom produto tecnológico para auxiliar em sua produtividade no buffet. Quer saber mais a respeito? Então, leia também nosso artigo que explica o que um software de gestão pode fazer pelo seu negócio!