Você sabe como calcular o ROI para o seu Buffet?
Calcular o ROI é uma necessidade para qualquer empreendedor — independentemente de você contar com um bom software de gestão para auxiliar na tarefa, ou não.
Afinal de contas, mais que um exercício automatizado, saber como calcular o ROI permite que você, acima de tudo, compreenda aquilo que pode influenciar no planejamento e na execução de novos resultados para o desenvolvimento da sua marca.
Confira conosco, então, o que é o ROI, qual é o seu impacto e relevância, e também como calculá-lo. Tudo isso neste post!
O que é o ROI?
Sigla para Retorno sobre Investimento (ou Return of Investment), o ROI é um indicador que permite a rápida avaliação de como está o desempenho de suas ações, com base no que foi investido para obter determinados resultados.
Qual é a relevância do seu acompanhamento?
Quando se acompanha o ROI de um investimento — digamos, por exemplo, em ações de marketing —, você consegue compreender se o desempenho está acima ou abaixo do esperado. Logo, fica fácil diagnosticar se você está tendo lucro ou prejuízo com essa campanha em particular.
Assim, ao saber como calcular o ROI, o seu buffet pode se precaver contra imprevistos e também ter uma série de insights, como:
- a eficácia das ações desenhadas para o desenvolvimento do seu buffet;
- orientações sobre o planejamento em médio e longo prazo;
- a ciência de quando (o prazo) você vai ter um retorno dos investimentos realizados;
- controle sobre a gestão do seu buffet.
Não se trata de uma ação opcional, portanto, mas um elemento diferenciado e fundamental para a manutenção e o crescimento da sua marca no mercado. Vamos aprender, então, como calcular o ROI?
Como calcular o ROI para o seu buffet?
A fórmula para calcular o ROI é muito simples, veja só:
ROI = (receita – custo/custo) x 100
Para exemplificar: digamos que você tenha investido R$ 1.000 na automatização de processos e que a receita dessa empreitada foi de R$ 2.000. Com isso em mente, temos o cálculo:
2.000 – 1.000 / 2000 = 0,5. Em seguida, multiplicamos por 100: 50% — você obteve, portanto, 50% de lucro sobre o que foi investido. Simples, não?
Como ser auxiliado pela tecnologia para calcular o ROI?
Agora que já sabemos o que é e como calcular o ROI, convém a compreensão do que pode auxiliar você nessa jornada incessante para monitorar o desempenho do seu negócio.
Para isso, recomendamos o uso de um software de gestão que tenha módulos integrados. Com isso, você tem em mãos uma série de relatórios que aprofundam os números obtidos em cada campanha, o que gera mais assertividade e agilidade na sua tomada de decisão.
Além disso, esses módulos oferecem amplitude no monitoramento de ações — tudo de maneira automatizada. Assim, você tem à disposição o ROI de investimentos diversos realizados, o que facilita o seu planejamento em curto, médio e longo prazo.
Vale finalizar este artigo, entretanto, apontando que calcular o ROI é só uma parte do contínuo processo de qualificação que é a sua gestão. Por isso, gostaríamos de convidar você a ler outro artigo nosso, agora explorando a importância e os benefícios de investir na pesquisa de satisfação com os seus clientes!