5 desastrosos erros de gestão em buffet

5 desastrosos erros de gestão em buffet

Ter uma boa gestão geral e segmentada é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Para nichos como o de buffet, o fator organização é ainda mais necessário, podendo afundar uma empresa quando alguns fatores não são priorizados. Mas como diferenciar os erros de gestão que são fatais do que podem ser revertidos?

Para te ajudar a entender um pouco maissobre pontos que podem prejudicar seu buffet, separamos uma lista com 5 dos principais erros de gestão que são fatais em uma empresa. Confira!

1. Esquecer do cliente na hora do planejamento

Apesar do cliente ser o ponto central de um buffet é comum encontrar negócios que esquecem de consultar o público na hora de criar um planejamento. Além da falha de comunicação entre as partes, isso pode comprometer a qualidade do evento, criando insatisfação por parte do consumidor. E nada pior para um empreendimento do que um cliente insatisfeito.

Converse com o consumidor, colha feedbacks periódicos e o deixe a par de tudo o que está sendo planejado. Dessa forma, você evita reclamações e ainda aumenta as chances de fidelizar o público.

2. Deixar de controlar o estoque

Parte essencial do buffet, o controle de estoque é um dos erros de gestão que pode colocar por água abaixo um evento. Visto como a alma do setor de alimentação, o estoque precisa ser controlado para que não falte matéria-prima para a produção dos pratos em um evento.

Além disso, o controle de estoque ajuda a prevenir o desperdício de alimentos e também o uso daqueles que estão perto da validade.

Atente-se ao seu estoque, faça uma planilha com as datas de vencimento e quantidade daquilo que você possui, assim você evitará prejuízos e aborrecimentos.

3. Não analisar o fluxo de caixa

Uma das razões mais comuns do fechamento de empresas é não se atentar ao fluxo de caixa. Entre o que entra e o que saí de dinheiro e também onde será investido, são fatores fundamentais na saúde de um negócio de buffet.

Contar com a ajuda de profissionais financeiros e softwares para fazer o controle das finanças é uma ótima alternativa para garantir a saúde do seu negócio e oferecer orçamentos de acordo com o mercado.

4. Não se preparar para imprevistos

Imprevistos acontecem o tempo todo. No nicho de eventos é mais comum ainda. Não ter um plano B é um dos erros de gestão que podem comprometer a imagem da sua empresa.

Faça boas parcerias e tenha fornecedores de confiança, dessa forma, caso haja algum problema no dia do evento, você poderá contatá-los de maneira fácil e não deixar o cliente na mão.

5. Ignorar a importância da tecnologia é um dos principais erros de gestão

Hoje em dia é fácil encontrar softwares que colaboram para a otimização e até mesmo automação de muitos processos do universo de buffet. Não contar com a tecnologia é estar aberta a um maior número de erros, além de passar a impressão de que se está parado no tempo.

Lembre-se que uma grande parte dos erros de gestão podem ser evitados com um bom planejamento, contando com boas parcerias e colocando o cliente em primeiro lugar.

Quer mudar a forma como você administra seu buffet e evitar erros de gestão? Conheça a Buffet Mais, solução de gerenciamento personalizada totalmente para o mercado de buffet. Saiba mais!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram