A Importância do Controle Financeiro Empresarial para o Sucesso nos Negócios

A Importância do Controle Financeiro Empresarial para o Sucesso nos Negócios

controle financeiro empresarial

O controle financeiro empresarial é algo imprescindível para qualquer negócio, inclusive para empresas de festas e eventos. E esse processo precisa ser rígido e bem feito. Assim, os eventos organizados pela empresa não serão prejudicados. 

Por isso hoje vamos falar mais a respeito desse assunto tão relevante para o sucesso nos negócios. Continue a leitura e veja porque o controle financeiro é fundamental para empresas de eventos. Saiba ainda quais os indicadores a serem monitorados e as ferramentas que auxiliam nesse controle.  

Por que o controle financeiro empresarial é fundamental para uma empresa de eventos? 

Primeiramente, precisamos destacar o que é o controle financeiro. Ele envolve tudo o que está relacionado à parte financeira de um negócio. Por exemplo, relatórios financeiros, acompanhamento das movimentações de fluxo de caixa, controle de contas, análise dos saldos bancários, entre outros processos. 

Assim, o controle financeiro visa proporcionar ao gestor uma visão mais ampla e fiel da real situação financeira da empresa. Dessa forma, chegamos na importância desse controle para empresas de eventos. 

Os gestores de empresas desse segmento precisam tomar decisões diariamente. A busca por soluções nessa área é constante e muitas vezes algumas etapas são desafiadoras. 

Deste modo, para tomar as melhores decisões, os gestores precisam que a empresa tenha um controle financeiro empresarial. Em suma, com as finanças em dia, a empresa conseguirá ultrapassar desafios antes que eles se tornem problemas maiores. 

O resultado será, além de uma boa gestão financeira, a realização de festas e eventos inesquecíveis e memoráveis! Então, como vimos, o controle financeiro é essencial. Assim, a empresa de eventos conseguirá proporcionar experiências únicas e marcantes para seus clientes. E isso só é possível quando as contas estiverem em dia. 

Principais indicadores a serem monitorados no controle financeiro empresarial

O controle financeiro de qualquer empresa exige o monitoramento de vários indicadores de forma adequada. Alguns deles envolvem:

  • Fluxo de caixa: como está o caixa da sua empresa? Mesmo com uma alta demanda de trabalho, o caixa continua sempre negativo? Então deve ter algo errado;
  • Contas a pagar e receber: é preciso ter um controle completo das contas a pagar e receber, para evitar atrasos ou até mesmo pagamentos duplicados. No caso de atrasos, sua empresa pagará juros e isso vai causar mais prejuízos;
  • Relatórios financeiros: fazer a análise e avaliação dos relatórios financeiros também é essencial. Para ter uma visão melhor do negócio, observe os relatórios mensais. Além disso, compare-os para ver se existem grandes inconsistências;
  • Riscos: toda empresa possui o que chamamos de taxa de risco. Este pode ser risco de crédito, risco operacional, riscos de mercado, entre outros. Esse fator não deve ser completamente eliminado, mas calculado e acompanhado de perto;
  • Dados patrimoniais: tudo o que pertence à empresa precisa entrar no cálculo envolvendo os dados patrimoniais. Assim, os gestores vão manter um controle sobre o patrimônio da empresa, incluindo itens menos valiosos;
  • Saldos bancários: envolve também as reservas financeiras, que demonstram como está a saúde financeira da empresa. Podemos dizer que os saldos bancários podem indicar sintomas de problemas financeiros ou demonstrar que a empresa está caminhando na direção certa. 

Ferramentas que auxiliam no controle financeiro

As ferramentas de gestão auxiliam no controle financeiro empresarial de maneira geral. Mas você pode fazer o uso de outros recursos para atingir um ótimo patamar financeiro para sua empresa. Confira alguns deles:

  • Controle de custos: também pode ser considerado um indicador a ser monitorado. Mas, nesse caso, o controle de custos precisa ser colocado em prática para que a empresa não fique no vermelho. É aquela velha história: não gastar mais do que recebe. E, se gastar, fazer um planejamento de risco, como explicamos; 
  • Auditorias internas: as auditorias são análises que visam encontrar erros e discrepâncias no setor financeiro da empresa. Geralmente elas são feitas por pessoas de fora. Elas não possuem envolvimento com os processos empresariais, justamente para proporcionar resultados mais assertivos; 
  • Balanços: podem ser feitos mensalmente e vão ajudar a dar um panorama geral da empresa e suas finanças. Também será possível identificar furos orçamentários e demais falhas; 
  • Software de gestão: tudo o que citamos até agora pode ser viabilizado com o acesso a uma plataforma de gestão, como a desenvolvida pela Buffet Mais. Um programa desse tipo permite realizar um controle financeiro completo para sua empresa de festas e eventos. Afinal, hoje em dia a tecnologia é uma grande aliada para isso. 

Melhores práticas para gestão eficiente das finanças da sua empresa de festas 

Tudo o que falamos até agora será em vão se você não colocar em prática na sua empresa de festas. Mas, para isso, precisa adotar práticas eficientes de gestão, visando esse tão falado controle financeiro empresarial. Veja abaixo 6 práticas simples para isso.

Registre o fluxo de caixa

Não adianta analisar o fluxo de caixa e não tomar nenhuma atitude caso apareça alguma inconsistência. O acompanhamento do fluxo de caixa precisa ser constante para a identificação do que chamamos de “gargalos” da empresa. 

Verifique o ponto de equilíbrio

Todo gestor precisa identificar o ponto de equilíbrio da empresa. Caso contrário, ela poderá ficar no vermelho de uma hora para outra, causando surpresa para os gestores. Definir esse ponto de equilíbrio é relativamente simples. Assim sendo, estabeleça o quanto sua empresa precisa faturar por mês para conseguir arcar com todos os compromissos financeiros. 

Analise a margem de contribuição

A margem de contribuição é sempre o valor que sobra para o empresário após a venda de um produto. Isso descontando todas as despesas e gastos. A fórmula é a seguinte: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – custos e despesas variáveis. 

Com esse cálculo, você vai verificar se o preço aplicado aos seus produtos e serviços estão atualizados. Caso contrário provavelmente você estará no prejuízo. Nesse sentido, o valor ideal vai depender de muitos fatores, mas porcentuais entre 20% e 30% são considerados satisfatórios. 

Calcule o ROI 

O ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento e serve para avaliar se determinado investimento vale a pena ou não. A fórmula para esse cálculo é a seguinte: ROI = ganho obtido – valor do investimento.

Mantenha um fundo de reserva

Toda empresa precisa ter um fundo de reserva. No caso de empresas de festas e eventos, isso é ainda mais importante. Afinal, esse setor é muito inconstante e imprevistos aparecem quase todos os dias. Além disso, os preços desse segmento variam bastante. 

Separe as contas pessoais das empresariais

Por fim temos essa dica básica para qualquer empresa. Os gestores não podem misturar suas contas pessoais com as contas da empresa. Isso é um risco e é preciso ter disciplina para não cometer esse erro. 

Como evitar desperdícios e aumentar os lucros

O segredo para evitar desperdícios e aumentar os lucros da sua empresa de eventos é caprichar no controle financeiro empresarial. E, para isso, faça uso de todas as ferramentas disponíveis. 

Nesse sentido, destaque para o software de gestão da Buffet Mais. Ele conta com todos os recursos necessários para o completo controle financeiro do seu negócio. Com isso, você tomará as melhores decisões e manterá as contas da empresa em dia. 

Além disso, terá acesso a relatórios e demais informações relevantes para a identificação de melhorias e ajustes. E o melhor: tudo isso em um único sistema integrado, rápido e fácil de usar. 

Então, converse com a equipe da Buffet mais. Veja como nosso sistema vai ajudar a sua empresa a alcançar uma melhor saúde financeira e aumentar os lucros. 

 

Facebook
YouTube
Instagram