Como o controle de estoque é essencial para o alcance de metas do seu negócio?

Como o controle de estoque é essencial para o alcance de metas do seu negócio?

Já ouviu a expressão que muitas peças em estoque é prejuízo para qualquer empresa? Essa afirmação tem boa dose de verdade, especialmente, se o giro de produtos é baixo em uma empresa.

Afinal de contas, para rechear o estoque você teve que investir. E esse dinheiro estagnado por tanto tempo poderia ter sido melhor investido. Daí: a fundamental importância em ter um bom controle de estoque.

Ao conhecer a rotina da sua empresa, é possível considerar um trabalho mais preciso, sob controle e dentro do seu orçamento sem a necessidade de investir em demasia ou sem segurança alguma.

Por isso, neste post, vamos mostrar para você como o controle de estoque é essencial para o atingimento de metas do seu negócio! Confira!

O que é controle de estoque?

De maneira resumida, podemos conceituar o controle de estoque como o monitoramento que se faz dos seus materiais armazenados, visando o bom funcionamento de toda a empresa.

No caso de um buffet, esse controle é mantido a partir dos itens consumidos, em média, em cada evento para que nunca falte — ou sobre, em excesso — tudo aquilo que foi acordado em contrato.

A situação é um pouco mais arriscada, nesse setor, por conta da quantidade imensa de produtos perecíveis. Se você mantém muitos produtos, destacando uma falta de controle de estoque, é possível que você sofra prejuízos graves se a data de validade desses itens expirar.

Existem benefícios em fazer o controle de estoque?

Abaixo, destacamos os principais deles, para que você se inspire em começar essa mudança o quanto antes. São eles:

  • otimização qualitativa do seu investimento relacionado ao estoque;
  • melhor estimativa de vendas e de planejamento;
  • lidar com mais personalização a sua relação com os fornecedores;
  • obter um serviço mais completo e seguro, livre de imprevistos.

Viu como é importante ter um controle de estoque sob a sua gestão? Que tal vermos, então, como colocar esses benefícios em prática?

Como praticar o controle de estoque?

Veja, a seguir, como você pode implementar algumas ações que visam uma segurança maior ao seu estoque!

Registre a validade dos produtos

Simples assim, pois não se perde mais nada por conta da expiração do prazo de validade. Aqui vai uma dica nossa: muitos softwares de gestão para buffets contam com recursos para isso, valorizando o controle de estoque. Assim, sempre que algo estiver próximo de ter a validade expirada, o sistema notifica a você.

Crie uma previsão de demanda

Saiba, antecipadamente, a média de consumo para cada tipo de evento que você organiza. Com isso, você pode negociar com os fornecedores entregas pontuais, que otimizem o seu investimento e agregue valor à experiência dos seus clientes, já que nunca vai faltar produto ao longo dos eventos.

Controle entradas e saídas

Aqui, o software de gestão também pode contribuir ativamente no controle de estoque. Isso porque ele permite o registro de entradas e saídas em seu sistema, o que ajuda a alertar os seus colaboradores o momento ideal para atualizar a lista de compras e entrar em contato com os fornecedores.

No que tange a parte logística do controle de estoque, você pode optar por mais uma série de estratégias. E, para se informar a respeito delas, aproveite para dar uma conferida em nossas dicas sobre como otimizar o estoque do seu buffet!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram