Excel como ferramenta de gestão é vantajoso para meu buffet?

Excel como ferramenta de gestão é vantajoso para meu buffet?

ferramentas de gestao

O Excel é o queridinho de muitos gestores. Além de ser mundialmente conhecido, a ferramenta é disponibilizada online e possui diversas funcionalidades que podem facilitar o controle de dados. Porém, suas diversas limitações colocam em risco o uso do Excel como ferramenta de gestão para um buffet.

Estoque, controle financeiro, diversos eventos e muitos outros números que podem mudar de acordo com a demanda; exigem do Excel a criação de muitas planilhas que exigem conhecimentos específicos. Além disso, a ferramenta de gestão possui pouca integração e dificulta análises, dando maior abertura para erros na parte principal do seu negócio: o financeiro.

Pensando nisso, descubra, neste post, cinco motivos para não adotar o Excel como ferramenta de gestão do seu buffet e conheça a melhor forma de administrar o seu negócio! Vamos lá?

5 motivos para não usar Excel como ferramenta de gestão

Precisão é uma palavra preciosa para quem realiza a gestão de um buffet. Um 0 a mais (ou a menos!) pode arruinar um evento. O controle de diversas planilhas, com dados, fórmulas e naturezas diferentes abre portas para que isso aconteça com frequência, tornando a administração do seu negócio difícil e trabalhosa.

Conheça os cinco motivos que separamos para entender o porque não utilizar o Excel como ferramenta de gestão no seu buffet.

1. Exige conhecimentos técnicos

Para que todos os recursos do Excel como ferramenta de gestão sejam aproveitados, é necessário utilizar fórmulas e macetes que apenas uma pessoa com conhecimento avançado possui. Mesmo que essa pessoa crie a estrutura necessária para o funcionamento da administração, colocar em operação o Excel acaba sendo uma tarefa que exige tempo, algo que um dono de buffet raramente tem.

2. Não acompanha o crescimento da empresa

Quantos mais eventos, mais planilhas você irá precisar para controlar as informações necessárias para a execução dos mesmos. Além do funcionamento do Excel como ferramenta de gestão ficar pesado pelo volume alto de dados, administrá-los de forma profissional se torna cada vez mais difícil, o que pode dar espaço para inúmeros erros.

3. Possui pouca ou nenhuma integração de dados

Imagine que você possua uma planilha para contabilizar os gastos de um evento e uma para contabilizar os gastos do mês dentro do buffet. Se você usa o Excel como ferramenta de gestão, sabe que a integração entre essas planilhas é necessária, mas nem sempre é possível. Esse fato, gera mais trabalho e torna mais difícil chegar a resultados idôneos, o que pode prejudicar a tomada de decisões importantes no seu negócio.

4. Dificulta análises e organização da gestão no geral

Análises e, principalmente, organização, são partes do dia a dia de qualquer negócio. É preciso compreender os gastos do mês, a quantidade de produtos usados, o controle de funcionários, etc. Imagina ter que abrir (e encontrar) todas essas planilhas para fazer a análise do que precisa ser modificado?

Além do tempo gasto, as possibilidades de algo sair errado são enormes.

5. É pouco seguro

Os dados de gestão do seu buffet são a base do seu negócio e devem ser guardados de forma sigilosa. O Excel como ferramenta de gestão está exposto a vírus que podem aparecer em um computador ou até mesmo algum dano online, quando salvo em nuvem.

Existe ainda a possibilidade dos dados serem corrompidos, perdendo todo o seu trabalho, além do fato de que, por usar fórmulas próprias, pode conter alguma informação errada quase impossível de se verificar de outra forma.

Mas se não é ideal usar o Excel como ferramenta de gestão, o que eu devo usar no meu buffet?

Hoje em dia, a melhor forma de administrar seu negócio de eventos é contar com softwares de gestão de buffet. Essas ferramentas são personalizadas para esse modelo de empreendimento, otimizando o seu tempo e tornando a organização mais prática e fácil.

A Buffet Mais oferece software para a gestão do seu buffet de última geração. Controle todos os dados, como pedidos de orçamento, contratos, informações sobre clientes e outros em uma tela só.

O programa é de simples manuseio e permite o acesso através do seu celular, podendo administrar o seu buffet de qualquer lugar.

Gostou do conteúdo de hoje sobre ferramentas de gestão para o seu buffet? Entre em contato conosco e não fique mais exposto (a) aos erros do Excel!

Deixe seu comentário

comentários

Facebook
YouTube
Instagram