Redesign Logos e Mascotes – acompanhando a evolução do mercado

Redesign Logos e Mascotes – acompanhando a evolução do mercado

www.glivdesign.com

Chegamos ao último post da série sobre identidade visual. Este artigo contém informações sobre o valor do redesign para o mundo corporativo, os benefícios e um exemplo famoso de evolução.

Redesign – como acompanhar a evolução do mercado através da imagem da sua empresa

As transformações são inevitáveis ao decorrer da vida, e sem dúvida, são necessárias e revigorantes. Um novo corte de cabelo e quem sabe mudar a tonalidade, fazer algumas mechas; ou, modificar a barba, quem a teve por anos, retira e quem nunca teve, deixa-a por crescer.

Trocar de carro, comprar novas roupas, novos acessórios, uma camisa diferente, uma gravata mais moderna, um tênis mais descolado. É possível seguir a moda preservando o próprio estilo, buscar essa atualização constante de forma natural e perceptível suficientemente para gerar novos olhares e comentários.

E o que tudo isso tem a ver com a sua empresa? A mesma regra aplica-se aos negócios: a necessidade de atualização, modernização e acompanhar as tendências do mercado.

O que é redesign?

Redesign significa redesenhar. É uma concepção de design onde uma marca já estabelecida é estudada para passar por atualizações, onde a intenção é torná-la mais atrativa, moderna e consequentemente destacar-se entre os concorrentes.

Por que é importante redesenhar uma marca?

Uma empresa possui seu registro visual no mercado e o utiliza em seus produtos e/ou serviços. Ela já tem uma história e um vínculo estabelecido com o público, que já conhece sua marca. E agora? Existe viabilidade para realizar essa atualização? Sim! É viável para o negócio pois toda mudança provoca movimentação, desperta curiosidade, aguça olhares e tudo isso acontece de forma involuntária com os espectadores a sua volta.

O interesse pelo novo reaproxima quem estava distante e atrai novo público. De forma sutil a demonstração de cuidado sobre os serviços e/ou produtos que você oferece estará impresso nessa atualização, mostra ao consumidor que você está atento e busca oferecer a eles, consumidores, ou aos seus –  mães e aos pais dos seus clientes, filhos e filhas, amigas e amigos, animais de estimação, casa, carro, jardim etc –, toda qualidade e inovação possível para melhor atendê-los.

Vale ressaltar que, o redesign não altera as características já estabelecidas do cliente, não desfaz os traços construídos e atrelados da marca, produto e/ou serviço. Redesenhar é manter os atributos – como o cliente deseja – nas mesmas proporções das alterações realizadas. Inclusive é possível alterar algo que tenha perdido sentido ou valor para a empresa durante o percorrer do tempo, assim como é possível acrescentar detalhes que tenham sido criados durante esse meio tempo – a arte atual até o redesign. A busca é atender as necessidades da empresa aliado a isso uma arte contemporânea.

As mudanças tornam-se sutis ao passar do tempo, e a imagem mais atual, acaba tomando a referência da marca. Porém, ao comparar uma arte com outras é possível identificar as mudanças – e consequentemente as melhoras – os detalhes se tornam nítido, emitindo a mensagem ao espectador que está o acompanhando durante o tempo, como mencionado no início, toda mudança é gradativa e natural em nossas vidas.

Redesenhar uma marca é firmar sua história, reconhecer que gosta das mundas que sua empresa conquista e valoriza isso através da imagem. Por muitas vezes as empresas lançam materiais comemorativos através dessa escala de evolução. E o mais interessante é as várias maneiras como você pode aplicar essa história.

A Campbell’s é uma empresa norte americana conhecida pela produção de sopas enlatadas, a empresa foi criada em 1869 e atua em 120 países. Em 2018 ela homenageou Mickey (personagem do Walt Disney) e estampou em suas sopas de tomate em lata algumas versões do personagem (é possível notar a diferença entre cada os três modelos da lata fabricados):

Fonte: site Campbell’s


Mickey é um personagem mundialmente conhecido, e ele também passou por diversos reformulações, e por ser constantes, passaram a ser notadas, mas sem perder a característica e o carisma do personagem. Você já notou a diferença entre o primeiro Mickey e o atual?

Fonte:  Youtube: Portal do Tempo – Veja a evolução do Mickey em 90 anos

Qual é o momento correto para redesenhar minha marca?

Sua empresa já subiu alguns degraus, o objetivo a curto prazo felizmente foi alcançado, você está traçando novas metas, e enxerga que, por mais que a identidade visual tenha lhe atendido até agora, poderia acrescentar informações, cores, formas. E é preciso que você se estruture para a mudança:

  • Compare seus objetivos iniciais com seus objetivos atuais;
  • Compare quais mudanças houve na empresa;
  • Os pilares de Missão, Visão e Valor foi alterado nesse meio tempo?
  • A vida pessoal das pessoas envolvidas na empresa mudou? Tem algo que possa acrescentar positivamente com essas mudanças?
  • E seu público? Continua exatamente o mesmo? Quais são as preferencias do seu público do passado e o atual?
  • Os seus concorrentes, diretos ou indiretos, se preocupam com a imagem? Você está frente a passos deles?
  • O que você pode oferecer de novidade para os seus antigos clientes e aos novos clientes utilizando sua imagem?

Analise todos os itens que compõe e estão a volta sua empresa, inclusive o ambiente onde está situada, e a partir daí você saberá a hora correta de investir no redesign da sua marca. E lembre-se, redesign é um trabalho minucioso, é indispensável a contratação de um profissional que seja capaz de entender, conhecer e valorizar cada passo dado para empresa e incorporar isso na nova arte.

Donis A. Donis fala sobre a importância de ser claro na comunicação visual, e a eficiência da imagem uma vez que não é verbalizada:

“A inteligência emocional transmite informação a uma extraordinária velocidade e, se os dados estiverem claramente organizados e formulados, essa informação não só é mais fácil de absorver como também em reter e utilizar referencialmente”.

Trazer isso de forma nítida ao seu dia-a-dia e aplica-lo nos mais diversos materiais de publicidade, facilita o contato, interação e compreensão do público.

Fique a vontade para clicar aqui e nos contar sobre seus planos para identidade visual 😉

Fontes | Referência bibliográficas:

https://www.campbells.com/campbell-soup/condensed/disney-mickey-mouse-tomato-soup/ – 02/12/19 – 13:00

https://www.youtube.com/watch?v=Y-WU5kvG0N8 – 02/12/19 – 09:00

DONIS A., Dondis. Sintaxe da Linguagem Visual. Edição: 3ª . São Paulo: Martins Fontes, 2015

www.glivdesign.com

Deixe seu comentário

comentários

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram