Rotina de trabalho no buffet: porque resistimos às mudanças?

Rotina de trabalho no buffet: porque resistimos às mudanças?

Você pode achar que as mudanças são longas, demoradas e repletas de imprevistos que interferem na rotina de trabalho e no desenvolvimento da sua empresa. Acontece que as transformações — como a informatização do buffet — não precisam ser, necessariamente, dificultosas.

Afinal de contas, revoluções, como a Transformação Digital, ocorridas nos últimos anos visam impulsionar um salto de qualidade na sua produção, relacionamento com clientes, gestão e também nas vendas. A rotina de trabalho, portanto, é aprimorada.

Assim, entra aqui uma valiosa questão. Por que resistimos às mudanças? Neste post, vamos desmistificar isso apresentando algumas soluções para que essa necessária transição ocorra sem imprevistos ou problemas. Confira!

Por que resistimos às mudanças na rotina de trabalho?

É natural que, após um longo tempo de familiarização, uma nova rotina de trabalho seja vista com resistência. Afinal, essa mudança vai interferir em tudo o que você já conhece sobre o fluxo de trabalho, do sistema de produção e da organização de toda a cadeia produtiva.

Somado a isso entram as nossas próprias resistências, seja com uma nova tecnologia, uma nova etapa no processo de trabalho ou até mesmo com novos colegas na empresa. É o temor natural de não se adaptar às novas situações.

Como amenizar a resistência?

Só que isso não precisa ser parte das transformações ocorridas no seu empreendimento. Citando como exemplo um software de gestão para buffets, a transição ocorre gradualmente, ou seja, tomando como base um sistema que foi pensado para gerar familiarização aos usuários.

Assim, por mais que a sua empresa ainda não esteja devidamente inserida na Era Digital, o software contribui para que você e os seus colaboradores atuem de maneira intuitiva, dentro da solução, compreendendo o impacto imediato das suas ações — bem como as conveniências que esse tipo de produto agrega na sua rotina de trabalho.

Por isso, antes de adentrarmos definitivamente nas dicas para resistir cada vez menos às mudanças, procure sempre por soluções que entendam as suas resistências e saiba conciliá-las com produtos que respeitem o seu tempo.

Quais dicas usar para mudar a rotina de trabalho sem interferências?

Abaixo, vamos destacar algumas dicas simples e práticas a serem inseridas na sua rotina de trabalho, visando uma nova perspectiva às mudanças iminentes — no sentido de que a sociedade, hoje em dia, é mais e mais digital. É fundamental acompanhar essa evolução:

  • não altere a rotina de trabalho sem objetivo ou necessidade. Comunique a empresa, ouça as resistências de todos e aponte os benefícios da mudança;
  • capacite uma ou mais pessoas e deixe-as responsáveis por quem sente mais a mudança na rotina de trabalho. Especialmente, com soluções de TI para o buffet, permita que a pessoa aprenda sem a pressão externa de lidar com o novo sistema no seu dia a dia;
  • alinhe as melhores práticas para que os colaboradores entendam os diferenciais dessa ferramenta, na rotina de trabalho, e o impacto positivo nas suas respectivas atividades;
  • aponte a evolução do trabalho. Quando os benefícios são sentidos — e não apenas apresentados —, a natural resistência é diluída. Assim, bastando o tempo de adaptação para os colaboradores compreenderem o real valor daquela mudança.

E no seu buffet, como você diria que é a resistência natural — individual e coletiva — às mudanças na rotina de trabalho do seu buffet? Caso esteja em busca de mais informações antes da sua tomada de decisão, aproveite para compreender, na prática, o que um software de gestão pode fazer para o seu buffet!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram