Festa Corporativa: como planejar um evento memorável
Que tal começar hoje mesmo a organizar aquela festa corporativa inesquecível para todos os envolvidos? Esse tipo de evento é sensacional e muito necessário nos dias atuais.
Afinal, não dá a impressão de que cada vez mais precisamos nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta? Então, pensando nisso, a festa corporativa, ou simplesmente festa de empresa, é a principal maneira de estreitar as relações entre todos os colaboradores do local.
Mas esse evento pode ser ainda mais amplo! Por exemplo, imagina reunir famílias inteiras em uma grande festa de final de ano? Ou ainda, organizar um evento memorável para anunciar o lançamento de um novo produto ou serviço?
Já deu vontade de partir para a festa, não é mesmo? Nesse sentido, separamos a seguir mais informações sobre a importância da festa corporativa para a cultura da empresa. Veja também porque optar por ferramentas exclusivas visando um eficiente planejamento do evento.
A importância da festa corporativa na cultura empresarial
A cultura empresarial é algo de extrema relevância hoje em dia. Ela reúne diversos fatores que, na prática, determinam as razões de existência de um negócio. Conhecida ainda como cultura organizacional, esse termo engloba todas as atitudes e comportamentos da empresa.
Por exemplo, a missão e os valores do negócio precisam ser coerentes com aquilo que a empresa realmente está praticando.
É comum as empresas destacarem a “união” da equipe em seus sites e redes sociais. Mas, na prática, muitas vezes isso não acontece. Os colaboradores parecem desconectados e até desmotivados. Eles não se sentem valorizados ou falta uma comunicação mais clara por parte dos gestores do negócio.
Por isso, a festa corporativa visa principalmente melhorar esses aspectos. E a lógica é simples: quanto mais os colaboradores estiverem conectados com a empresa, melhor serão os resultados no futuro. E todos saem ganhando com isso!
Assim, não importa qual a finalidade específica do evento. O mais importante é saber organizá-lo da melhor forma possível, visando o bem-estar de todos os participantes!
Por exemplo, ao organizar um evento interno para lançamento de novo produto, os colaboradores irão entender que fazem parte daquilo e que contribuíram diretamente para o sucesso da empresa.
Pelo lado do gestor, essa é uma ótima oportunidade para ficar mais próximo das pessoas. E assim, entender melhor a personalidade de cada uma.
O que levar em conta na hora de organizar a festa da empresa?
Para organizar uma festa corporativa inesquecível, você vai precisar, acima de tudo, de planejamento. Isso envolve uma série de etapas. Veja um resumo de cada uma delas:
Propósito da festa
O primeiro passo é determinar qual o propósito do evento. Temos aqui alguns exemplos clássicos:
- Confraternização de final de ano;
- Aniversário ou alguma data importante para a empresa;
- Lançamento de um novo produto ou serviço;
- Integração da equipe interna, com fornecedores ou ainda com clientes;
- Ou ainda simplesmente uma reunião mais informal para apresentar os resultados e traçar os planos futuros da empresa.
Dessa forma, o evento precisa seguir a filosofia da empresa. E isso está muito ligado ao segmento que ela atua. Assim, você poderá escolher o local ideal, as comidas que serão servidas e o melhor horário para a realização da festa.
Local do evento
O local do evento é onde a festa vai acontecer! A primeira questão é definir o espaço necessário para a realização do evento. Você não vai querer uma festa em um local apertado. Ao mesmo tempo, não vai achar interessante organizar o evento em um local muito maior do que o necessário.
Muitos empreendedores preferem realizar a festa da empresa na própria empresa. Isso pode ser uma boa ideia, principalmente se há espaço e estrutura adequada.
O tipo de festa também vai ser determinante na escolha do local. É possível organizar eventos incríveis em salões de festas, salas comerciais ou sítios. Tudo vai depender do tipo de festa que você quer organizar.
Público e horário
Se for contratar um buffet, por exemplo, vai precisar saber com antecedência o número de pessoas que virá à festa.
Mas também precisa definir o tipo de comida que será servida, o melhor horário para a realização do evento e a decoração que será feita no local.
Por exemplo, uma festa de confraternização de final de ano geralmente é realizada durante a noite. E nos primeiros dias do mês de dezembro.
Mas, para um evento corporativo que visa o lançamento de um produto, talvez o horário da noite não seja a melhor escolha. Tudo vai depender do tipo de festa e do público que irá participar dela.
Comes e bebes
Os comes e bebes são imprescindíveis para qualquer evento. E eles precisam “combinar” com o tipo de festa, pois fazem parte dela.
Por exemplo, festas corporativas em sítios ou chácaras combinam muito bem com comida caseira ou com o clássico churrasco.
Já um evento na própria empresa ou em salas comerciais vai exigir comidas menos trabalhosas. Aqui se destacam os tradicionais quitutes (pasteizinhos, croquetes, coxinhas, etc…).
Buffet Mais: facilitando o planejamento da festa de empresa
Agora você deve estar pensando: é muita coisa para organizar! E isso é verdade. Uma festa memorável requer organização e atenção a todos os detalhes, por menores que eles pareçam.
Mas, para facilitar o planejamento da sua festa, temos uma ótima notícia: você pode contar com um sistema de gestão automatizado para facilitar a sua vida.
É isso mesmo! A tecnologia será uma grande aliada para que as festas organizadas sejam únicas e inesquecíveis. Nesse sentido, convidamos você a conhecer o sistema Buffet Mais.
Ele atende todos os setores de festas e eventos, incluindo produtores, decoradores, cerimoniais, assessores e muito mais. Veja abaixo alguns recursos disponibilizados pelo Buffet Mais.
Gestão eficiente
O Buffet Mais vai conseguir centralizar em um só lugar tudo o que você precisa para organizar o evento. A gestão, inclusive, poderá ser feita à distância. Com isso, todas as operações serão facilitadas e os resultados positivos irão te surpreender.
Clareza na parte financeira
O sistema de gestão não pensa apenas nas questões organizacionais citadas ao longo deste artigo. Ele também cuida de toda a parte financeira do evento corporativo.
Por exemplo, é possível fazer projeções e ter dados atualizados envolvendo custos, despesas, faturamento e saldos da empresa organizadora.
Isso origina relatórios detalhados sobre o desempenho não só do evento, mas de todas as atividades relacionadas.
Resultados otimizados
A agilidade na organização do evento vai ser benéfico para todos. Por isso, um sistema otimizado vai permitir resultados mais rápidos e assertivos. Destacamos novamente aquilo que falamos antes: a tecnologia é sua grande aliada para uma festa corporativa memorável. Além disso, você diminui a incidência de erros e contribui para um evento impecável do início ao fim.
Bom relacionamento
Um sistema como o Buffet Mais permite uma melhor comunicação entre os organizadores do evento e seus clientes. E isso vai ser fundamental para uma festa única! E, com a realização de uma festa incrível, você garante a satisfação de todos os envolvidos. Assim, se consolida no mercado e atrai mais clientes.
Tudo isso baseado na confiança e no trabalho bem feito na organização de festas e eventos. Se você ficou interessado (a), entre em contato com a nossa equipe. Veja como podemos tornar realidade grandes festas e eventos corporativos!