Controle de estoque: 4 dicas para otimização em seu buffet

Controle de estoque: 4 dicas para otimização em seu buffet

A gestão do buffet é um desafio incessante — mas, com algumas dicas pontuais, você pode tornar o seu trabalho mais prático, blindado contra riscos e com um aumento significativo dos seus lucros. Como é o caso do controle de estoque aplicado estrategicamente na rotina.

 Afinal de contas, a gestão de estoque é a grande responsável pelo uso consciente dos seus recursos e de acordo com a sua demanda. Um estoque recheado, mas com baixa rotatividade é dinheiro perdido. Assim como um estoque sempre em falta de produtos.

Portanto, se o equilíbrio é necessário para obter um planejamento valioso para a sua gestão, neste artigo, você vai se deparar com 4 dicas de controle de estoque para o seu buffet e alcançar os resultados esperados. Confira!

A importância do controle de estoque

Da mesma maneira que você lida com a sua equipe de maneira planejada, bem como os insumos necessários para cada evento, o seu estoque também demanda cuidados.

Assim, o controle de estoque é um conjunto de ações e medidas que visa a supervisão adequada de entradas e saídas de suas mercadorias.

Algo que facilita na realização de eventos, bem como a gestão do buffet, que se torna mais organizada e livre de imprevistos. Vamos conhecer as maneiras mais eficazes para isso?

As 4 dicas de controle de estoque para o seu buffet

A seguir, nossas dicas para dar início e aprimorar o seu controle de estoque. São elas:

1. Conserve bem os produtos

Por ser um estoque majoritariamente composto por produtos perecíveis, sua primeira missão é saber armazenar os ingredientes da maneira adequada para que não estraguem.

Isso inclui saber o prazo de validade de cada um deles, que precisam ficar devidamente anotados para que você não tenha um prejuízo com alimentos desperdiçados ou estragados.

2. Faça uma planilha de controle

Para cada entrada e saída de mercadoria, tenha um controle eficiente de movimentações. Assim, você consegue prever o quanto consome, em média, a cada evento, e o quanto necessita para a realização de festas no seu buffet.

Aqui, além do controle de estoque é importante contar com uma eficiente previsão de receita, que ajuda a planejar a sua rotina sem investimentos exorbitantes ou desnecessários.

3. Negocie com os seus fornecedores

A princípio, ter um estoque menos estufado pode parecer arriscado, mas ao negociar previamente prazos, quantidades e condições de entrega com os seus fornecedores, os perigos são menores. E a economia bem maior.

Assim, é importante saber exatamente qual é a sua demanda média para garantir que o seu buffet permaneça sempre com um controle de estoque eficiente e imune a imprevistos.

4. Use um software de gestão

Por fim, considere o uso de um software de gestão que permita mais conveniência, precisão e agilidade no controle de estoque.

Para tanto, confira se a solução desejada atenda à sua demanda, tendo módulos funcionais, como:

  • controle completo do seu estoque;
  • controle dos fornecedores atrelados à sua gestão de estoque;
  • geração de relatórios que permitem a tomada de decisão.

Assim, o sistema notifica você, automaticamente, se o controle de estoque não estiver alinhado à sua demanda. Sem falar na facilidade de controlar a entrada e saída de mercadorias, permitindo uma gestão mais segura e que valorize o desenvolvimento da sua marca.

E, agora que você já sabe bastante sobre o controle de estoque, descubra como qualificar ainda mais a sua gestão com o nosso artigo que reúne 6 formas de reduzir custos no seu buffet!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram