Mortalidade de empresas: 5 erros de gestão para o seu buffet ficar longe

Mortalidade de empresas: 5 erros de gestão para o seu buffet ficar longe

erros de gestao

A mortalidade de empresas, no país, é assunto sério. Pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que pouco mais de 60% das empresas fecham as portas em até 5 anos após serem criadas. E muito disso se dá por meio de erros de gestão, sabia?

Ou seja: não é só o eco de crise econômica e política que espantam os sonhos empreendedores de se realizarem. O que é uma boa notícia, pois neste post nós vamos destacar erros de gestão para o seu buffet ficar bem longe!

Assim, você descobre o que vem fazendo de errado, na condução do seu negócio, para dar uma sobrevida maior ao seu negócio próprio. Acompanhe!

1. Não ter um plano B

O plano B, na gestão do buffet, pode se traduzir nas tratativas com dois ou mais fornecedores. Manter-se com um, apenas, tem tudo para ser um planejamento pouco eficiente.

Pense, por exemplo, se o seu fornecedor sofre um imprevisto bem em uma época na qual você já tem eventos agendados? E não adianta trabalhar com um estoque recheado, pois muitos itens são perecíveis e podem prejudicar a qualidade do serviço prestado.

2. Falta de controle do estoque

Falamos dele acima, e o estoque é também um dos principais erros de gestão para um buffet. A começar pela organização dos produtos de maneira que você saiba, exatamente, o prazo de validade de cada um deles.

Além disso, lembre-se que o estoque deve ser montado com base nos produtos de maior rotatividade. Do contrário, seu dinheiro ficará investido — e estagnado — por mais tempo.

3. Ausência de um planejamento financeiro

Independentemente do seu ramo de atuação, o planejamento financeiro é um dos principais elementos para a condução de uma empresa.

Isso significa ter controle de todas as entradas e saídas, ter plena ciência dos custos fixos e variáveis e, também, quais são os períodos de baixa atividade comercial.

Dessa maneira, você evita erros de gestão de investir em um momento pouco oportuno, por exemplo. Além disso, existem outros equívocos que gostaríamos de explorar aqui, como:

  • fluxo de caixa: é por meio dele que você aprende sobre as movimentações, descobre o quanto vai precisar, em cada mês, e qual é o momento ideal para investir. Sem ele, o planejamento é uma aventura sem bússola para guiar o seu negócio;
  • demonstrativo de resultados: sem ele, você não tem parâmetros para planejar os meses seguintes e sequer estabelecer metas e objetivos. Compile todos os resultados, pois eles são valiosos para evitar erros de gestão de toda espécie;
  • reinvestimento: com base nos erros acima apontados, você perde o foco no crescimento da empresa. E uma empresa estagnada sofre do mesmo problema do estoque, que é a estagnação. Algo condenável para qualquer empresa.

4. Falta de pesquisas estratégicas

Você sabe a quantas anda o seu mercado de atuação e o que a concorrência tem feito para atrair mais clientes até eles? Caso tenha respondido não para uma ou ambas as perguntas, hora de reavaliar essa postura.

Afinal de contas, o benchmarking é uma alternativa poderosa para você identificar novas oportunidades de mercado, avaliar as carências do setor e gerar competitividade para se distanciar da competição.

5. Não ter um software é um dos principais erros de gestão

Para finalizar nosso post com erros de gestão, temos que falar do investimento em tecnologia. Sem um bom software de gestão para auxiliar, fica mais difícil manter o fluxo de caixa sob controle, a agenda de eventos e até mesmo a escala da sua equipe.

São soluções completas, que permitem o controle do seu negócio em um só lugar, com agilidade, confiabilidade e total conveniência para montar um planejamento eficaz. E, se você deseja saber mais a respeito de um software de gestão, não deixe de conferir também o nosso artigo que explica, detalhadamente, o que é o Buffet Mais!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram