Desperdício de alimentos: como evitar em seu buffet?

Desperdício de alimentos: como evitar em seu buffet?

O desperdício de alimentos é um problema que, muitas vezes, foge ao controle de quem lida com a administração de um buffet.

Motivos para isso, inclusive, não faltam. Pode ser por uma gestão ineficaz e treinamento da equipe ou mesmo pelo cálculo equivocado de produtos servidos, em um evento, causando o desenfreado desperdício de alimentos.

Que tal fugir dessa custosa estatística? Para tanto, convidamos você a seguir com esta leitura, onde vamos apontar algumas dicas eficazes para evitar o desperdício de alimentos no seu buffet. Confira!

Avalie o que causa o desperdício de alimentos

Qualquer tomada de decisão tende a ser mais precisa quando feita com planejamento. Por isso, diagnostique a origem do problema antes de tratar os sintomas.

No caso do desperdício de alimentos, veja se você tem perdido ingredientes por conta do prazo de validade expirado, se é devido ao armazenamento indevido de produtos ou por conta de um cardápio pouco alinhado ao perfil do seu consumidor.

Assim, definir o plano de ação vai ser uma consequência muito mais assertiva e alinhada às suas necessidades.

Planeje o controle de estoque

Boa maneira de reduzir os custos no buffet, o planejamento de estoque oferece um cuidado maior para que você não perca seus produtos perecíveis devido à data de validade.

Outras dicas para isso:

  • criar uma lista de compras mais pontual, alinhada às necessidades de cada evento;
  • calcule o consumo médio e evite ter um estoque apinhado de produtos, mas que vão manter o seu capital estagnado;
  • etiquete os produtos para saber o prazo ideal para usá-los antes de expirar o prazo de validade.

Viu como é simples evitar o desperdício de alimentos por meio do controle de estoque?

Entenda a maneira correta de armazenamento dos produtos

Existem alimentos que estragam com facilidade, como carnes, verduras e frutas. Por isso, ao armazená-los, considere o tempo ideal de consumo e alinhe as suas compras de acordo com o consumo médio por evento.

Além disso, existem produtos que ficam melhor conservados em temperatura ambiente enquanto outros resistem melhor ao tempo em uma geladeira.

Saber a melhor forma de conservação dos ingredientes contribui ativamente para evitar o desperdício de alimentos no buffet. Inclusive, para reaproveitá-los — apenas um exemplo muito popular em eventos: bolinho de arroz.

Pratique as recompensas à sua equipe

Quando o esforço é reconhecido, o engajamento dos colaboradores é maior. Por isso, crie uma campanha de conscientização para evitar que o desperdício de alimentos aumente no buffet.

Crie metas e acompanhe-as para que, à medida que a rotina tiver menos desperdícios, sua equipe pode ser recompensada com algum tipo de prêmio.

Invista em tecnologia

Por meio de um software de gestão, você consegue acompanhar com eficácia — e em tempo real — as entradas e saídas no seu estoque.

Isso oferece um panorama mais completo do momento exato para refazer a lista de compras. Além disso, permite que você identifique quais produtos estão próximos do prazo de validade ou até mesmo que consiga identificar a hora para reaproveitar os ingredientes em outras receitas.

Que tal colocar em prática essas dicas sobre minimizar o desperdício de alimentos no seu buffet e potencializar os seus lucros? Para isso, confira também nosso artigo com 5 dicas para administrar um buffet com eficiência!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram