5 falhas comprometedoras na gestão da equipe de buffet

5 falhas comprometedoras na gestão da equipe de buffet

gestao da equipe

Imagina todo o cuidado que você tem na gestão do seu negócio: atendimento personalizado, fechamento dos melhores negócios para os seus clientes, seleção de produtos e fornecedores de primeira, com atenção em todos os detalhes. Tudo isso pode ir abaixo se você deixar de lado uma das principais bases para o funcionamento do seu buffet: a gestão de equipe.

O alinhamento de um bom time é o que faz a diferença no serviço oferecido para o seu cliente, colocando em prática todo o cuidado que você teve no preparo de um evento. Para ajudar você a construir o melhor quadro de funcionários para o seu empreendimento separamos as cinco falhas na gestão de equipe que você deve evitar. Confira!

1. Não definir funções dentro da equipe

Quem faz tudo, não faz nada. Uma das falhas na gestão da equipe é não denominar cargos. A não especialização faz com que o conhecimento referente a um determinado trabalho seja raso, o que pode levar a falhas durante a execução de uma tarefa ou não suprir as necessidades de um evento.

Lembre-se que estar ciente do que acontece em outros departamentos é importante, mas se aprofundar e sempre buscar inovação dentro do seu próprio cargo, delegando para quem entende as funções que você não domina, é fundamental para o crescimento e expansão do seu negócio.

2. Negligenciar a capacitação dos funcionários

O mercado é volátil e está em constante mudança, quem não se adapta, cai em desuso. Logo, o mesmo pode acontecer com o seu negócio por conta da qualidade do serviço prestado.

A falta de capacitação dos funcionários também é comum entre as falhas na gestão da equipe. Não oferecer treinamento dos padrões de qualidades da sua empresa para o funcionário é abrir riscos para que o trabalho saia inferior ao que normalmente é oferecido e seja feito com menos eficiência.

Ofereça incentivos para que sua equipe renove seus conhecimentos e esteja sempre por dentro do que há de novo no mercado.

3. Deixar de trabalhar a comunicação

A falta de comunicação é uma das falhas na gestão da equipe que mais ocorrem, independente do nicho. Por não entender o perfil de cada funcionário individualmente e não saber se comunicar de forma linear e clara, o ambiente de trabalho se torna sempre tenso e desagradável. Assim, gerando alta rotatividade e prejudicando na produtividade e excelência de um negócio.

Converse com sua equipe e verifique se as tarefas passadas estão ocorrendo de maneira clara. Saiba escutar.

4. Não reconhecer um trabalho bem feito é uma das falhas na gestão da equipe

Uma das maiores alegrias de quem possui um buffet é ver a satisfação do cliente a cada evento oferecido. O seu funcionário espera o mesmo de você. Desprezar e não reconhecer o esforço e trabalho duro feito é uma das falhas na gestão da equipe que geram insatisfação e descontentamento por parte dos funcionários.

Por outro lado, chefes que sabem reconhecer um trabalho bem feito criam uma equipe realizada e mais comprometida com o trabalho.

5. Ser inacessível e não se enxergar como parte da equipe

Esse erro pode ser uma das piores falhas na gestão da equipe. Entre as piores práticas, estão:

  • Rotular os funcionários com um título: o mais preguiçoso, mais atrasado, etc;
  • Nunca estar disponível para os funcionários;
  • Se sentir mais importante do que sua equipe;
  • Se impor pelo poder.

Sua equipe não trabalha para você, eles trabalham com você. É papel do líder estar disponível para os funcionários, saber orientá-los de acordo com o seu perfil e garantir que todas as suas necessidades de trabalho estejam sendo cumpridas. Lembre-se: evitar falhas na gestão da sua equipe e garantir o bem-estar deles garante um produto final de qualidade e reconhecido pelo seu cliente.

E você? O que achou do conteúdo de hoje sobre falhas na gestão de equipe? Gostou? Conte para a gente agora mesmo nos comentários! 

Deixe seu comentário

comentários

Facebook
YouTube
Instagram