Abrir um negócio: 5 cuidados que você deve ter!

Abrir um negócio: 5 cuidados que você deve ter!

abrir um negocio

Abrir um negócio, em tempos de economia instável,  tem sido uma das soluções mais abordada pelos brasileiros nos últimos anos. De acordo com o Serasa Experian, apenas no primeiro trimestre de 2017 foram abertos 12,6% mais empreendimentos do que o mesmo período em 2016, mostrando que abrir um negócio é uma das primeiras opções na hora de driblar a crise.

Porém, começar seu próprio empreendimento exige atenção a muitos detalhes. Além dos processos e responsabilidades envolvidos, há ainda pontos do planejamento e orçamentos que além de estarem estabelecidos, devem se alinhar.

Confira as 5 dicas que separamos para te ajudar a começar essa jornada com o pé direito!

1. Tenha uma estratégia bem definida 

Independente do nicho de mercado que você decidir atuar, ter um planejamento bem estruturado é fundamental para abrir um negócio. Estudar o mercado escolhido, os concorrentes, o público-alvo, saber qual é o propósito e onde se quer chegar com o empreendimento são perguntas bases a serem respondidas antes de qualquer investimento.

Entenda as motivações que te levam a acreditar que a área escolhida é apropriada, procure por dados concretos e entenda o que você tem a oferecer de diferencial no mercado.

2. Calcule os custos iniciais de abrir um negócio 

Além de valores de infraestrutura, contratações, custos tributários de abertura de empresa (que podem variar de acordo com o modelo de negócio e estado), é preciso contar o capital de giro.

O mais indicado ao abrir um negócio é já ter uma reserva de capital. Dessa forma você estará preparado para imprevistos, diminuindo os riscos que podem ocorrer no início de um empreendimento.

3. Certifique-se de que possui a estrutura, licenças e registros necessários para funcionar

Junta comercial, Receita Federal, Prefeitura….muitas são as licenças necessárias ao abrir um negócio. Certifique-se de que toda a documentação exigida para o funcionamento do seu empreendimento esteja em dia, assim como a definição do regime de tributação.

4. Contrate um responsável para cuidar da contabilidade

O mercado está em constante mudança e por isso (e muitos outros motivos) ficar de olho na parte financeira e contar com a ajuda de um profissional da área é uma das bases na hora de abrir um negócio.

Seja autônomo ou um escritório, ter um contador ajuda não só a manter todas as finanças em dia e controladas, como te guia e auxilia na questões relacionadas às documentações e tributos necessários para o funcionamento do seu empreendimento.

5. Visite os resultados alcançados periodicamente e otimize sua estratégia

A mesma rotatividade de mercado que te faz acompanhar de perto todos os fatores financeiros, também pede atenção aos pontos de estratégia e planejamento.

A tecnologia invade cada vez mais nichos do mundo dos negócios, criando formas de otimizar o dia a dia e tornando a comunicação com o cliente mais prática e certeira. Por isso, esteja sempre atento às novidades da área escolhida para abrir um negócio, revisitando e adaptando sua estratégia de acordo com o necessário.

Abrir um negócio é um desafio grande, mas com um bom planejamento, objetivos e orçamento bem definidos, ajuda especializada e uma mãozinha da tecnologia, ser seu próprio chefe pode estar mais próximo da sua realidade do que parece!

A plataforma Buffet Mais te permite fazer a gestão do seu buffet de qualquer lugar através dos seus dispositivos móveis. Tenha todas as informações do seu negócio e dos seus clientes na palma da sua mão de forma segura e otimizada. Descubra mais benefícios da Buffet Mais!

Deixe seu comentário

comentários

Facebook
YouTube
Instagram