Gestão de Fornecedores: transformando relações no mercado de buffets

Gestão de Fornecedores: transformando relações no mercado de buffets

gestão de fornecedores

Você aplica uma eficiente gestão de fornecedores na sua empresa de eventos e buffet? Isso será fundamental para a construção de relações saudáveis e duradouras com profissionais de diversos segmentos. 

Ao mesmo tempo, é preciso adotar uma postura firme e que passe segurança na hora de firmar parcerias. Assim, são estabelecidas relações de trabalho baseadas na transparência, comunicação e eficiência. 

Então, a gestão de fornecedores consiste na forma como sua empresa lida e se relaciona com os parceiros comerciais. Isso pode, inclusive, contribuir para a expansão do negócio. E também para a abertura de um leque maior no que diz respeito ao fornecimento de produtos. 

Dessa forma, no artigo de hoje vamos falar mais sobre a importância do gerenciamento de fornecedores. Veja como ele vai transformar relações no mercado de buffets. 

A importância do gerenciamento de fornecedores

Antes de mais nada, queremos deixar bem claro o que envolve a gestão de fornecedores. Em suma, ela busca fazer o controle de todas as compras da empresa, mas com uma atenção especial aos fornecedores.

Esses fornecedores são, na prática, as outras empresas que farão negócio com você! No segmento de festas, eventos e buffets, essa gestão se torna ainda mais importante. Isso porque empresas dessa área precisam negociar com vários tipos de fornecedores ao mesmo tempo.

Assim, se torna um desafio encontrar os produtos com melhor custo-benefício, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, ressaltamos alguns tópicos que mostram a importância desse gerenciamento:

  • Encontrar fornecedores de confiança e iniciar uma relação de reciprocidade;
  • Manter as boas relações com fornecedores de longa data;
  • Analisar essas relações, identificando se elas estão valendo a pena ou não (lembra que falamos sobre firmeza na gestão? Então, em determinado momento talvez seja necessário o rompimento de parcerias. Isso não é algo agradável, mas necessário);
  • Encontrar produtos com preços que cabem no orçamento, mas, ao mesmo tempo, mercadorias de qualidade;
  • Negociar a aquisição desses produtos com os fornecedores, de forma ágil para que o estoque não fique defasado;
  • Analisar questões específicas de cada produto. Isso inclui durabilidade, data de validade e obter assistência quanto ao correto armazenamento deles.

Como você já deve ter percebido, a gestão de fornecedores será essencial para o sucesso da sua empresa de eventos e buffet! 

Dicas para realizar uma boa gestão de fornecedores

Viabilizar uma boa gestão de fornecedores não é tarefa fácil. Muitos empreendedores sentem dificuldades nesse quesito, principalmente aqueles que estão começando na área. Por isso, confira na sequência algumas dicas para realizar uma gestão eficiente no que envolve seus fornecedores. 

Preze pelo bom relacionamento

Essa é a premissa básica quando falamos de gerenciamento de fornecedores. Afinal, qualquer empresa de eventos e buffet precisa manter boas relações com seus parceiros comerciais. 

Na verdade, isso vale para qualquer empresa, independentemente do segmento. Mas, falando especificamente sobre empresas de buffet, é essencial construir relações confiáveis. 

Isso vai trazer vários benefícios para sua empresa. Por exemplo, você terá acesso às principais novidades do setor. Afinal de contas, os fornecedores virão até você de forma natural, justamente por conta dessa boa relação. 

Além disso, ninguém gosta de atritos, não é mesmo? Manter bons relacionamentos comerciais é bom para todos os colaboradores da empresa e vai refletir positivamente no desempenho do negócio. 

Análise e avaliação de fornecedores 

Antes de iniciar uma parceria ou até mesmo na hora de renovar uma parceria já existente, faça a análise completa do fornecedor. 

Veja se a relação está sendo vantajosa para sua empresa. Afinal, esse tipo de parceria precisa ser de mão dupla. Ou seja, os dois lados tem que se beneficiar de alguma forma. Nesse caso, algumas perguntas podem ser feitas pelo gestor da empresa:

  • Há vantagens e benefícios financeiros com essa parceria? Ou estou pagando mais pelo produto do que o valor de mercado?
  • O fornecedor me atende de forma satisfatória? Há algum tipo de prioridade no atendimento? (essa questão de prioridade vale mais para aquelas relações de anos. Assim, é comum que os fornecedores priorizem os clientes mais antigos, por exemplo);
  • Como está a qualidade dos produtos adquiridos com esse fornecedor? Há problemas recorrentes ou apenas questões pontuais? 
  • O fornecedor está cumprindo os prazos estabelecidos ou está falhando nesse quesito?

As respostas para essas perguntas vão ajudar a empresa na análise e avaliação dos parceiros comerciais. Dessa forma, será possível otimizar a gestão de fornecedores e tomar as medidas necessárias para isso. 

Coloque em prática as medidas cabíveis

Não adianta ter uma análise e avaliação completa dos fornecedores e não colocar em prática as ações necessárias. Claro que, em muitas ocasiões, você não precisará fazer nada.

Mas em outras, a situação pode sair do controle. Em parcerias de anos, é relativamente comum que haja uma espécie de acomodação por parte da empresa e do fornecedor 

Obviamente isso não é saudável. Afinal, as duas partes deixam de dar o melhor de si e a parceria acaba perdendo as vantagens iniciais. 

Ao fazer a gestão de fornecedores, a empresa visa, principalmente, identificar se há alguma relação na fase de acomodação ou ainda prejudicial para os negócios. 

Assim, será preciso tomar atitudes para resolver esse problema. Por exemplo, um fornecedor que disponibilize produtos de má qualidade deve ser cortado da sua lista, e assim por diante. 

Use a tecnologia a seu favor 

Como gerir todas as relações com os fornecedores? Para te ajudar nesse processo, é super indicado o uso da tecnologia. 

Claro que as ferramentas tecnológicas não vão substituir as relações humanas. Porém, elas vão contribuir para o controle de fornecedores. Isso envolve, por exemplo, manter a lista de contatos atualizados para não “perder de vista” determinado fornecedor. 

Ou ainda conferir se o parceiro está cumprindo com tudo que foi acertado previamente. Isso inclui prazos e preços dos produtos. 

Mas, para que a tecnologia contribua de forma efetiva para a gestão de fornecedores, é fundamental que a sua equipe esteja empenhada nessa tarefa. 

Ou seja, não basta ter acesso às melhores ferramentas, é preciso saber usá-las de maneira correta! Por isso, invista em treinamentos e mantenha uma boa comunicação com seus colaboradores. Afinal, eles também serão responsáveis pelas relações comerciais com os fornecedores. 

Invista em um software de gestão

Antes de encerrar, temos ainda dois recados. Primeiro, para você se aprofundar nesse assunto, indicamos a leitura do artigo que mostra 5 dicas de negociação com fornecedores de buffet.

Além disso, como destacamos anteriormente, a tecnologia é peça importante na gestão de fornecedores. Assim, contar com um software exclusivo para esse segmento vai fazer toda a diferença para o desempenho da sua empresa.

Ele vai ajudar no gerenciamento de fornecedores e em outras questões essenciais que determinam o sucesso do negócio. 

E o melhor de tudo isso é que as informações ficam reunidas em um só lugar, permitindo que os processos fiquem interligados. Assim, você vai gerenciar todo o negócio de ponta a ponta, incluindo a análise e avaliação dos fornecedores. 

Outra boa notícia é que você acaba de encontrar o software ideal para sua empresa de buffet. Estamos falando da Buffet Mais, plataforma especializada na gestão para empresas de festas e eventos em geral. 

Com a Buffet Mais, você terá maior eficiência na gestão da empresa, e isso vai melhorar a relação com os fornecedores, bem como viabilizar a criação de novas parcerias. Entre em contato conosco e saiba mais! 

 

Facebook
YouTube
Instagram