Gestão de pessoas: a nova forma de administrar colaboradores

Gestão de pessoas: a nova forma de administrar colaboradores

gestao de pessoas

Para quem possui um empreendimento, sabe que o que diferencia a eficiência de uma ação é a equipe. Contar com um time alinhado e satisfeito é a base para que os objetivos e metas da empresa sejam cumpridos e, consequentemente, expandir cada vez mais.

A gestão de pessoas cumpre papel crucial na missão de montar uma equipe que vista a camisa e mantenha uma linha de trabalho eficiente e promissora. Por isso, separamos as principais dicas de como realizar gestão de pessoas para te ajudar a montar um time de sucesso. Confira!

Gestão de pessoas x Recursos Humanos

É comum confundir a área de Recursos Humanos com gestão de pessoas, porém, existe uma grande diferença entre esses departamentos. Enquanto os Recursos Humanos cuidam de uma parte mais prática e matemática como folha de pagamento, benefícios e legislação trabalhista, a gestão de pessoas foca na parte mais “humana”, como o desenvolvimento do colaborador e suas necessidades dentro da empresa.

Tendo como prioridade o colaborador, a gestão de pessoas é a responsável por analisar os indicadores de desempenho de cada funcionário e entender formas de viabilizar a evolução dele dentro da empresa.

A gestão de pessoas, quando feita de forma correta, pode levar uma empresa a alcançar resultados maiores, mostrando que uma equipe feliz é sinônimo de crescimento para um negócio.

5 práticas de uma gestão de pessoas de sucesso

Para tornar mais fácil começar a construir uma equipe matadora, separamos algumas das principais práticas de uma gestão de pessoas eficiente. Veja abaixo!

1. Capacite seus colaboradores

Em um mercado competitivo é preciso estar sempre atualizado em seu nicho. Investir em capacitações para os seus colaboradores são formas de oferecer um diferencial para os seus clientes, além de trazer insights valiosos para sua estratégia.

Algumas empresas já custeiam o valor parcial ou total de cursos, workshops e até faculdades. Isso ajuda a criar uma relação de importância entre o funcionário e a empresa, resultando um colaborador mais satisfeito e eficiente.

2. Tenha paciência com o processo individual 

Pessoas são individuais assim como seus processos de aprendizado. Uma boa gestão deve respeitar o tempo e compreensão de cada colaborador, sem comparações ou pressão exacerbada. Realizar as mesmas cobranças para pessoas diferentes pode prejudicar o desempenho da equipe e o resultado final.

Aprenda a analisar o processo de cada pessoa e entender como pode ser adaptado para a realidade da empresa.

3. Dê feedbacks periódicos

Feedback é uma ótima forma de reconhecer o esforço individual da sua equipe. Além disso, essas reuniões podem ser aproveitadas como espaços abertos entre gestor e colaborador, com o intuito de entender o que pode ser feito por parte da empresa para criar melhorias naquilo que precisa.

4. Crie/Fortaleça uma cultura interna 

Criar ou fortalecer a cultura interna da empresa é uma forma de criar um senso de comunidade e importância da equipe. Deixar claro as bases e objetivos da empresa, assim como a abordagem e posição dela de acordo com os assuntos pertinentes à ela, fazem com que os colaboradores possam ter uma visão ampla de como o trabalho deles é importante para o crescimento da empresa.

Crie manifestos, apresentações de resultados e celebrações juntos a sua equipe sempre que as metas forem alcançadas.

5. Use a tecnologia a favor da produtividade

Atualmente é possível encontrar diversos programas e aplicativos que auxiliam na gestão de pessoas e bom funcionamento de um empreendimento. A tecnologia pode auxiliar na comunicação interna e externa da equipe, assim como tornar os processos mais práticos e otimizados.

Faça uma pesquisa sobre os programas que podem auxiliar no nicho em que você trabalha, converse com pessoas da área e, é claro, não esqueça de considerar a opinião da sua equipe na hora de optar por alguma solução.

Fornecer as ferramentas para que seu funcionário cresça é um dos maiores segredos de uma gestão de pessoas eficiente, impactando diretamente nos seus resultados e satisfação do cliente.

A Buffet Mais oferece soluções que visam facilitar a comunicação com os clientes, gestão de pessoas e administração do seu buffet. E o melhor: tudo na tela do seu celular ou tablet. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe seu comentário

comentários

Facebook
YouTube
Instagram