O que é um ERP e como pode ser útil para um Buffet
Sigla muito usada no meio empreendedor, mas cujo significado é pouco conhecido, o ERP é usado para abreviar o termo Enterprise Resource Planning.
Entre outras palavras, trata-se do planejamento dos recursos da empresa. E, no caso do seu buffet, essa solução tecnológica é de grande valia para proporcionar mais produtividade, segurança e controle das informações geradas no seu empreendimento.
Deseja entender como o ERP pode contribuir para unificar toda a gestão do seu buffet? Basta seguir com a leitura deste post!
O que é e o que significa ERP?
A solução é materializada na forma de um software de uso comercial, em que você pode ter concentrada em um só lugar toda a propriedade intelectual da sua empresa.
Assim, os dados gerados podem ser facilmente acessados, visualizados, editados e compartilhados. Sem falar que, uma vez que o ERP é um produto on-line, o empreendedor pode acessar o seu software de onde estiver, a qualquer hora.
Para que serve um ERP?
A ideia é facilitar a vida de quem tem um buffet — embora o ERP possa ser usado em diferentes segmentos do mercado. Seu uso estratégico permite que:
- os processos operacionais sejam simplificados;
- o empreendedor tenha inteligência, segurança e qualidade nas informações relacionadas ao seu buffet;
- os setores sejam integrados, permitindo análises estratégicas precisas e com muita rapidez;
- o seu negócio seja otimizado com mais eficiência e produtividade.
Nesse último aspecto, vale considerar que tudo se dá por meio da integração de dados e a facilidade com a qual você pode gerir toda a sua empresa em um só lugar.
Por exemplo: você pode acessar a agenda de eventos marcados e avaliar, rapidamente, o quanto de cada item do seu estoque será consumido com uma festa por vir, além de ter também a escala de sua equipe também ao alcance.
O planejamento desse evento, portanto, é rapidamente calculado com base em dados reais de sua empresa, e que são atualizados em tempo real, caso algo se modifique.
O que contempla em cada módulo de uma solução ERP?
Para o seu buffet, podemos destacar que existem diferentes módulos para você manter o controle do dia a dia. E cada módulo se refere a uma área em especial para a sua gestão, como:
- controle financeiro: você tem mais controle das entradas e saídas, bem como do fluxo de caixa. Isso evita que você se programe para não investir além do necessário;
- estoque: já citamos, mas vale destacar. Por meio de relatórios você aprende como compor o estoque e o quanto investir em cada evento, tendo como base a movimentação do seu estoque após cada festa realizada;
- orçamentos: você pode programar os dados para que a elaboração de um orçamento seja online, em poucos minutos. Algo que agrega muito ao seu público-alvo;
- perfis de acesso: mais segurança para você, que pode dar acesso aos outros colaboradores, e limitar o uso deles, bloqueando o acesso para o que só diz respeito à sua gestão, por exemplo.
Uma solução de ERP permite que você tenha o seu buffet acessível na palma de sua mão. Isso transmite mais confiabilidade para gerir o negócio, além de se traduzir em eficiência e agilidade para se relacionar com o seu consumidor.
Quer saber outras dicas que podem contribuir ativamente para o desenvolvimento da sua marca no mercado? Então, continue navegando em nosso blog para encontrar mais artigos que ajudem a sanar as suas principais dúvidas sobre gestão de buffet!