Pesquisa de mercado para buffet: 4 dicas para fazer a sua

Pesquisa de mercado para buffet: 4 dicas para fazer a sua

pesquisa de mercado

Qual foi a última vez em que você escutou a opinião do seu cliente antes de tomar decisões para o seu negócio? A pesquisa de mercado permite melhorar o seu serviço de buffet levando em consideração a visão do consumidor e ainda oferece uma perspectiva do que está sendo feito pelos seus concorrentes.

A pesquisa de mercado é fundamental na busca por aprimoramento, ainda mais quando falamos de serviços de buffet, onde a opinião do cliente é a base para um bom desenvolvimento. Para te ajudar a iniciar sua pesquisa, separamos 4 dicas que irão te guiar nessa missão. Confira!

1. Defina seu público-alvo

Não adianta ter o melhor produto do mercado se você estiver vendendo para o consumidor errado. Entender o público-alvo que mais se adapte e demonstra interesse no serviço/produto que a empresa possui é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado que satisfaça às necessidades não só do cliente, como do empreendimento.

As formas mais utilizadas para definir o público-alvo são através de pesquisas, análises de cadastros dos clientes já existentes (como idade, sexo, faixa etária, etc), frequência de compra, valor por compra, entre outros.

2. Escolha o tipo de pesquisa de mercado mais apropriada

Entre os tipos de pesquisas mais comuns, dois se destacam: a pesquisa qualitativa e a quantitativa.

A pesquisa qualitativa se resume em buscar informações mais específicas do público-alvo, como sua rotina, seus gostos pessoais, comportamento, etc. Esse modelo pode ser chamado de primário, pois é utilizado para identificar um problema ou solução. As perguntas usadas para pesquisas de mercado qualitativas geralmente envolvem entrevistas, grupos de foco, questões e questionários mais abertos em pequenas amostras.

Já a pesquisa de mercado quantitativa tem como objetivo validar as informações já coletadas, confirmando se o que foi definido em um pequeno grupo também se aplica ao macro. Nesse modelo de pesquisa de mercado as perguntas são mais fechadas e certeiras, para que seja feita uma posterior análise estatística.

Para escolher entre ambos os tipos, é necessário entender o momento em que o serviço de buffet está. Já existe um público específico o qual se trabalha? A busca é por melhoria de produto ou definição primária de consumidor? Essas perguntas podem levar mais clareza na hora de definir o tipo de pesquisa.

3. Elabore um questionário para coletar dados 

Após a definição do tipo de pesquisa, as perguntas a serem elaboradas devem ser baseadas no objetivo escolhido.

No caso das pesquisas qualitativas o mais comum é que a coleta de dados seja feita presencialmente através de entrevistas e gravações. Isso permite uma compreensão mais ampla das opiniões oferecidas pelo público.

As pesquisas quantitativas podem ser realizadas por meio online, através de questionários enviados por e-mail. Por se tratarem de perguntas melhor definidas e, geralmente, em maior número, é preferível que o questionário seja enviado pelo canal de preferência do público, oferecendo tempo para que respondam com mais calma e atenção.

4. Faça uma análise do mercado de atuação 

Além da compreensão do público na hora de desenvolver ou melhorar o serviço de buffet, os concorrentes também são uma parte importante a serem consideradas. Conhecer os seus concorrentes, entender quais são as melhores práticas e aquelas que precisam ser melhoradas, o valor cobrado, o custo-benefício e o quanto eles estão crescendo são pontos essenciais para traçar a estratégia do seu próprio negócio e criar algo inovador e personalizado para o seu público.

A pesquisa de mercado para buffet irá te ajudar a definir não só o melhor produto para oferecer para o seu público, mas também a melhor forma de atendê-lo e a tomar decisões mais assertivas dentro do seu próprio negócio.

Gostou do conteúdo de hoje sobre pesquisa de mercado para buffet? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Deixe seu comentário

comentários

Facebook
YouTube
Instagram